Editora Saraiva

1914 - Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva , português, nascido na província de Trás-os-Montes, após duas décadas morando no Brasil, funda a empresa Saraiva & Cia., um pequeno estabelecimento de comércio de livros usados. O imigrante, um apaixonado por livros jurídicos - que já havia trabalhado em uma livraria na cidade do Porto, a Biblioteca do Cura da Aldeia -, se aproxima de professores e alunos da mais tradicional escola brasileira de Direito. O sebo, localizado no Largo do Ouvidor, bem próximo da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, recebe o nome comercial de "Livraria Acadêmica". Seu proprietário ganharia o apelido de Conselheiro, por causa das valiosas indicações que dava àqueles que frequentavam sua livraria.

1917 - Joaquim edita o primeiro livro, “Casamento Civil”, de Aniceto Corrêa, inaugurando a fase editorial da livraria. Nos trinta anos seguintes, a livraria teria como prioridade a área jurídica, que até então padecera da falta de qualquer esquema industrial - os autores eram obrigados a assumir os encargos da produção, financiamento e distribuição de suas obras.

1934 - A editora estende suas atividades comerciais e começa a editar também livros didáticos, literatura geral, ciências, etc., ao mesmo tempo em que amplia as atividades editoriais no campo jurídico e se torna a mais conceituada editora desse tipo de obra no Brasil.

1944 - Com a morte de Joaquim Saraiva, seus três filhos assumem os negócios, diversificando e ampliando as atividades da empresa. Joaquim encarregou-se da livraria; Jorge, da gráfica e Paulino, das finanças.

1947 - A empresa transforma-se em sociedade anônima, com a denominação Saraiva S.A. - Livreiros Editores. Um grande número de ex-estudantes encaminha-se à livraria para, sem levar em conta interesses econômicos, subscrever ações da empresa em homenagem ao seu fundador, o Conselheiro Saraiva.

1972 - O processo de crescimento e formação de uma rede de lojas se iniciou concretamente com a abertura da segunda Livraria Saraiva, na Praça da Sé, marco central da capital de São Paulo.

1980 - Com o crescimento do número de títulos publicados, viabiliza-se um serviço próprio de distribuição de livros da Editora Saraiva.

1994 - Reafirmando seu pioneirismo com as publicações jurídicas, a Saraiva lança, em formato de CD-ROM, a “LIS - Legislação Informatizada Saraiv”, um banco de dados sobre a legislação federal equivalente a 40 volumes impressos. A Editora Saraiva passa a editar livros paradidáticos , obras de complementação do ensino das diversas matérias que compõem o currículo do ensino Fundamental e Médio.

1997 - A Editora Saraiva passa a editar livros nas áreas de Administração, Economia e Marketing destinados ao currículo do ensino de terceiro grau.

1998 - A Saraiva parte para mais uma conquista e, após um período de intensos estudos, adquiri o controle acionário da prestigiosa Editora Atual. Fundada havia 25 anos pelos professores Gelson Iezzi e Osvaldo Dolce, autores de consagradas obras didáticas, a Editora Atual, assim como a Saraiva, possui uma linha editorial de livros escolares de alta qualidade.

1998 - Entra no ar a operação de venda de produtos da Livraria Saraiva por meio da internet através do site www.saraiva.com.br. Um dos primeiros sites de e-commerce do Brasil.

2000 - A Editora Saraiva adquire o catálogo de livros didáticos e paradidáticos da Editora Renascer e começa as atividades de venda de conteúdo editorial jurídico na internet através do site www.saraivajur.com.br.

2001 - A Editora Saraiva lança o portal jurídico www.saraivajur.com.br e passa a comercializar produtos e serviços em mídia eletrônica. Nessa mesma fase, desenvolve o portal www.saraivauni.com.br, voltado para professores e alunos universitários, e também o portal www.saraivaeduca.com.br, especialmente criado para professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

2003 - Dando seqüência ao plano de expansão de suas atividades editoriais no segmento de livros didáticos e paradidáticos, a Editora Saraiva adquire o controle acionário da Formato Editorial, empresa localizada em Minas Gerais. Essa aquisição adicionou aproximadamente 450 novos títulos ao catálogo da Editora Saraiva.

2004 - É fundado, na cidade de São Paulo, o Instituto Jorge Saraiva. Criado para proporcionar o desenvolvimento integral de crianças de 2 a 6 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade. Neste mesmo ano a Formato Editorial é incorporada pela Editora Saraiva.

2006 - Houve a adesão às Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2 da BOVESPA e em abril do mesmo ano a realização bem sucedida de uma distribuição primária de três milhões de ações preferenciais, fortalecendo a posição financeira da Companhia para o desenvolvimento de estudos e implementação de projetos de investimento.

2007 - A Saraiva adquiriu a Pigmento Editorial S.A., responsável pela comercialização do Ético Sistema de Ensino, composto por uma linha de materiais didáticos editados com absoluto rigor conceitual e por uma linha de serviços de apoio pedagógico de reconhecida qualidade. Nesse mesmo ano, a Saraiva cria produtos para atender as demandas do mercado educacional por conteúdos digitais.

2008 - A Livraria e Papelaria Saraiva S.A. amplia significativamente o seu potencial de atuação no mercado editorial e livreiro com a aquisição de 100% do controle acionário do Grupo Siciliano.

2009 – O Grupo Saraiva instala-se em sua nova sede, localizada na Rua Henrique Schaumann, em São Paulo. Essa mudança promove a unificação de todas as operações da Editora e da Livraria, proporcionando sinergia ainda maior das ações e iniciativas da Companhia com o mercado.

2010 – A Saraiva.com.br lança o Saraiva Digital Reader, uma plataforma que permite a venda de Livros Digitais (e-books).

2011 – A livraria Saraiva chega a marca de 98 lojas, incluindo 5 lojas iTown, presentes em 15 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Amazonas e Pará.

2012 - A Editora Saraiva e a Hoper Educação lançam em outubro o Saraiva Solução de Aprendizagem, nova solução didática de apoio ao ensino de Direito e Administração de Empresas. Trata-se de metodologia desenvolvida para apoiar o trabalho do professor em sala de aula e garantir maior aprendizagem dos alunos.

2013 - A Editora Saraiva comprou em junho a Editora Érica, voltada para a publicação de livros técnicos.

2015 – Em dezembro a Somos Educação anuncia a compra da Saraiva Educação. Integrando ao grupo os selos, editora Saraiva, editora Érica, www.editoraerica.com.br, Benvirá, www.benvira.com.br, Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA) e sistema de ensino Ético.